Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Whey Protein – O que é, efeitos e como tomar

Mensagem por Gabrio em Sab Abr 15, 2017 4:13 pm

O que é e para que serve a Whey Protein:

Whey Protein é a proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.
As principais vantagens de fazer o uso de Whey Protein ao invés de outras fontes de proteínas, seriam elas:

Maior valor biológico: (VB 100), para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em 79, do peixe 83, carne vermelha 80, ovos de 88 á 100 e laticínios como o leite e queijo chegam a 80 o seu valor biológico, e que também seriam essas, outras fontes de proteínas indicas para consumo;

Outro fator importante da Whey Protein, é a alta concentração de Glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteína, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de colesterol e gordura.

Tipos de Whey Protein:


Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

Whey Protein Concentrado: Recomendado para quem quer ganhar massa muscular sem gastar muito dinheiro, já que é a opção mais em conta financeiramente falando. Isso se deve ao custo para elaboração desse Whey ser reduzido, pois essa versão passa apenas pelo processo leve de filtragem, citados anteriormente como Microfiltração e Ultrafiltração. Resultando em 70 a 80% de proteínas e dividindo o resto entre carboidratos e gorduras.

Ainda sim esse tipo de Whey Protein contém grande quantidades de BCCAs e glutaminas, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.

Whey Protein Isolado: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resultando em até 95% de proteínas, em algumas marcas de Whey chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.

Whey Protein Hidrolisado:  Além de passar por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse  tipo de Whey Protein pelo organismo.




Grande parte das marcas de Whey Protein de qualidade, e citamos como exemplo a Whey Protein Gold Standard da Optimum Nutrition, contém em sua composição esses 3 tipos de Whey Protein: Concentrada (WPC) Isolada (WPI) e Hidrolisada (WPH), fornecendo a mais pura proteína de qualidade ao seu consumidor.

Efeitos e Benefícios da Whey Protein:

Promove maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular);

A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining;

E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, algo de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia na musculação. Pois logo após o treino, abrimos o que é chamada de “janela de oportunidades” onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas e seus aminoácidos. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso;

Um estudo publicado em 2014, mostrou os efeitos benéficos da suplementação com a proteína do soro do leite (WP), na promoção de saúde e melhora do desempenho na realização de exercícios aeróbicos.

Como tomar a Whey Protein:

Depois do treino, outro horário muito indicado para se tomar a Whey Protein, é quando acordamos, já que passamos um grande período sem se alimentar, e o catabolismo é certo, então nada melhor do que a Whey Protein e sua rápida absorção.

Para hipertrofia, o mais indicado é tomar a Whey no pós-treino junto com a dextrose, já que o carboidrato ajuda no transporte de nutrientes para dentro das células, sejam as proteínas, creatina, BCAAs e glutamina. Graças ao pico de insulina causado pelo alto índice glicêmico desse carboidrato.

Então seja simples na hora de preparar o seu shake, misture dentro dele com 200 ml de água, 30 a 40 gr de Whey Protein com maltodextrina/dextrose (visitando os artigos, informamos a quantidade a ser colocada desses 2 suplementos para não cometer erros). Caso esteja tomando Creatina, misture nesse shake citado no pós treino.

Não é obrigatório tomar whey com os carboidratos citados acima (maltodextrina ou dextrose). Se você já tem uma alimentação balanceada, esses complementos não são necessários e seu excesso pode acabar prejudicando.

Posso tomar whey protein com outro suplemento ou termogênico?

O Whey protein pode ser tomado junto com termogênicos ou outros suplementos sim, desde que orientados por um profissional após avaliar suas reais necessidades.

Lembrando que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional. Antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um nutricionista deve ser consultado.

Posso tomar whey protein com outro suplemento ou termogênico?

O Whey protein pode ser tomado junto com termogênicos ou outros suplementos sim, desde que orientados por um profissional após avaliar suas reais necessidades.

Lembrando que esse artigo é apenas informativo e não substitui a orientação de um profissional. Antes de iniciar o uso de qualquer suplemento ou termogênico, um nutricionista deve ser consultado.

Efeito colaterais

O principal efeito colateral que pode ser causado pelo whey protein está relacionado a presença de lactose, já que pessoas com intolerância ao açúcar do leite apresentam alguns problemas como gases, diarreia, cólicas e má digestão. Nesse caso a pessoa deve seguir orientação de um profissional que pode recomendar o uso do whey protein isolado, já que grande parte dessa versão do produto, não possui lactose em sua composição.

Prejudica os rins?

Até o momento não existem estudos conclusivos que indiquem que a whey prejudica os ruins. Apenas indivíduos que já apresentavam algum tipo de deficiência renal, tiveram complicações após o consumo. Claro que o consumo em excesso e sem orientação pode vir a causar problemas em pessoas sadias. Por isso que frisamos mais uma vez a importância da orientação de um profissional.


Abraços e Bons Treinos a todos.

Referências:

Wilborn CD, Taylor LW, Outlaw J, et al. The Effects of Pre- and Post-Exercise Whey vs. Casein Protein Consumption on Body Composition and Performance Measures in Collegiate Female Athletes. Journal of Sports Science & Medicine. 2013;12(1):74-79. –  www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3761774/
CHEN W-C, HUANG W-C, CHIU C-C, CHANG Y-K, HUANG C-C. Whey Protein Improves Exercise Performance and Biochemical Profiles in Trained Mice. Medicine and Science in Sports and Exercise. 2014;46(Cool:1517-1524. doi:10.1249/MSS.0000000000000272. –  www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4186725/
Tipton KD1, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise. 2004 Dec;36(12):2073-81 – www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15570142


avatar
Gabrio
Administrador
Administrador

Mensagens : 9
Data de inscrição : 23/12/2016
Idade : 27

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum